Leiam essa revista online: Brasileiros Mundo a Fora (edição 4). Nela há casos de brasileiras que tentaram o reconhecimento contando as suas histórias. Além disso, nas páginas 79,80 e 81 há um texto específico sobre reconhecimento de diploma na Alemanha: https://issuu.com/claudiamullerboemmels/docs/brasileirosmundoafora04/79

Nesse vídeo e no texto você encontra informações valiosas para o reconhecimento do seu diploma na Alemanha. Por favor entre nos sites da bibliografia desse post e confira se as informações escritas aqui ainda estão atuais. Lembre-se que eu não tenho a responsabilidade de fazer atualizações e de saber responder todas as suas dúvidas, eu só quis ajudar, portanto corra atrás dos seus sonhos. Este texto foi escrito em 2014.

SE VOCÊ QUER FAZER MESTRADO OU DOUTORADO OLHE OS PRÉ-REQUISITOS COM O “INTERNATIONAL OFFICE” DA UNIVERSIDADE ONDE QUER ESTUDAR!!! Alguns vídeos que podem te ajudar: Os 10 passos para estudar na Alemanha.

A LEGALIZAÇÃO de documentos públicos brasileiros no Consulado acabou!!! Agora é fazer Apostila de Haia em cartório: https://backpackingalone.wordpress.com/2016/07/29/acabou-a-legalizacao-de-documentos-publicos-no-consulado-alemao-a-partir-do-dia-14-de-agosto-de-2016/

Atenção: A ex-LEGALIZAÇÃO, agora Apostila de Haia em cartório NÃO É UM PRÉ-REQUISITO PARA A ZAB PARA FAZER A EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA, já que este órgão compara estudos, mas não liga se o diploma é apostilado.

Já os órgãos governamentais que emitem visto para estrangeiros (consulado alemão no Brasil, Ausländerbehörde na Alemanha) querem sim que seus documentos da universidade sejam apostilados para entregarem os VISTOS: Visum zur Arbeitsplatzsuche (visto de 6 meses para procurar emprego na Alemanha), o Blue Card (visto de trabalho na UE) ou o  Arbeitsvisum (visto de trabalho na Alemanha).

Então, esse assunto é complicado, mas eu entendi que para pegar o VISTO para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) ou trabalhar na Alemanha (Blue Card ou Arbeitsvisum) os documentos da universidade precisam ser apostilados. Para quem tem a PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA (no caso de quem já está casado/a com alguém que mora e trabalha na Alemanha, tem residência fixa na Alemanha) e quer trabalhar na área que estudou, os documentos não precisam ser apostilados se a profissão não for regulamentada ou se o órgão regulamentador da profissão na Alemanha não pedir, até onde vai a minha experiência com esse assunto.

Atenção: visto não é permissão de residência e permissão de residência não é visto.

Profissões regulamentadas que lidam com público e precisam muitas vezes da Apostila do diploma para fazer a revalidação/reconhecimento do diploma:

  • Engenharia (se for responsável técnico de obras ou do controle de qualidade)
  • Arquitetura (se for responsável técnico de obras ou do controle de qualidade)
  • Medicina
  • Odontologia
  • Veterinária
  • Farmácia (se quiser trabalhar em farmácias e hospitais)
  • Química de Alimentos
  • Direito
  • Psicologia (para ser terapeuta são mais 3 anos de curso, no total 8 anos (5+3))
  • Licenciaturas
  • Etc.

[Lista de profissões regulamentadas na Alemanha]

  • Permissão para trabalhar na área que for de profissão regulamentada:

Quem dá essa permissão NÃO é o Ausländerbehörde e sim o órgão regulamentador de tal profissão (ex.: Regierungspräsidium do estado alemão onde vai trabalhar). Seria o que chamamos de Conselhos Regionais no Brasil e que são regidos por Conselhos Federais. Esses sim exigem normalmente toda essa novela de Apostila, tradução juramentada, provas de revalidação, etc. e são esses que dão permissão para trabalhar na área específica.

Para tirar o VISTO no Brasil para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) ou para trabalhar (Arbeitsvisum ou Blue Card), o diploma tem que estar apostilado quando for levar a papelada para o Consulado Alemão. Quando eu tirei o visto para procurar emprego, em 2014, a legalização (hoje Apostila) do histórico era opcional, mas eu fiz para dar mais credibilidade e porque futuramente poderia precisar já que minha profissão (Farmacêutica) é REGULAMENTADA na Alemanha e se quisesse trabalhar numa farmácia ou hospital teria que mandar tudo para o reconhecimento perante o Regierungspräsidium (Conselho Regional) do estado onde eu moro na Alemanha.

Apostilar o diploma = verificar se é verdadeiro o diploma (se foi realmente foi expedido pela universidade e se a assinatura do diploma foi reconhecida por um cartório).

Ter o curso reconhecido (Anerkennung) = verificar se a universidade e o curso estão na lista do ANABIN. Reconhecer para atuar na área que estudou na Alemanha também implica em regularizar no órgão responsável, caso a profissão seja regulamentada.

Fazer a equivalência do diploma (Zeugnisbewertung) = comparar com os cursos da Alemanha e dizer se o curso é equivalente. Atenção: a equivalência não é o reconhecimento ou a validação de diploma para quem tem profissão regulamentada! Reconhecer para atuar na área que estudou na Alemanha também implica em regularizar no órgão responsável, caso a profissão seja regulamentada.

Quem faz Apostila? O Cartório do estado onde o diploma foi expedido.

Quem reconhece o diploma (Anerkennung)? A ANABIN é um banco de dados online que mostra no site as universidades e cursos reconhecidos, mas para profissões regulamentadas praticamente só se pode exercer a profissão se tiver a autorização do Conselho Regional (Regierungspräsidium) do Estado onde se mora e para isso normalmente precisam-se dos documentos apostilados (diploma e histórico) e com tradução juramentada.

Ex: para farmacêutico atuar numa farmácia ele tem que fazer mais duas provas na Alemanha (Fachsprachprüfung und Kenntnisprüfung für die Approbation als Apotheker). Verificar condições com o Conselho Regional (há casos de dentistas que até conseguiram exercer sem ter que fazer alguma prova, mas estes já tinha anos de experiência e várias pós-graduações).

Para quem fez licenciatura (que também é regulamentado na Alemanha) tem que entrar em contato com o Bildungsministerium / Kultusministerium para tentar o reconhecimento de curso.

Quem faz equivalência (Zeugnisbewertung)? A ZAB (faz a análise do diploma e do histórico escolar – que não precisam ser apostilados – para verificar se o curso é equivalente a um curso alemão, paga-se por isso e recebe-se um documento afirmando (ou não) a equivalência).

A ZAB faz equivalência de bacharelado, licenciatura (também eu acho), mestrado e doutorado para que a pessoa possa comprovar que o curso que ela fez é comparado a um curso alemão. A ZAB faz equivalência de diploma. OU SEJA, quem tem profissão regulamentada (médicos, farmacêuticos, veterinários, dentistas, advogados, etc.) tem que procurar o Conselho Regional (Regierungspräsidium) para fazer a revalidação / o reconhecimento de diploma para exercer a profissão em área regulamentada na Alemanha. A ZAB faz apenas a equivalência de diploma.

  • Tem um link que mostra que não precisa traduzir o diploma e o histórico para o alemão para mandar para a ZAB (não existia esse link quando fiz a minha equivalência de diploma, por isso eu tive que traduzir para o alemão):

http://www.kmk.org/zab/zeugnisbewertung-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html

“Übersetzungen – Für Dokumente in portugiesischer Sprache benötigen wir keine Übersetzungen.”

SE VOCÊ JÁ TEM CONTRATO DE TRABALHO e só precisa da equivalência da ZAB para pedir o visto de trabalho, então mande uma cópia do contrato junto! Se tem contrato de trabalho a ZAV faz em menos de 5 semanas a equivalência, de acordo com 2 pessoas que seguem o meu blog e me deram esse retorno! 😉

ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL:

  1. Caso esteja procurando consultoria para visto de trabalho e recrutamento (headhunter) nas áreas de TI e engenharia na Alemanha, procure a empresa alemã Trabanha, conectada ao Brasil. Será atendido por Irilda Silva Bauer.
    https://www.trabanha.com/

     

  2. A Annie do blog Entre Bernardo e Bavário, que já mora na Alemanha, dá a dica: “Eu pedi conselho através do IQ Netzwerk / ZAB: Zentrale Servicestelle zur Erschließung ausländischer Qualifikationen in der Metropolregion Nürnberg (ZAQ). E também pedi alguma orientação no BAMF / AWO (Bundesamt für Migration / Arbeiterwohlfahrt), mas não tiveram muitos conselhos além do que eu já sabia. Relato e dicas sobre isso, aqui: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/12/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html” A Annie também fez a equivalência do diploma dela em biologia: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

Outras alternativas sobre onde pedir a equivalência:

– Também pode-se fazer nessa instituição católica InVia: http://www.invia-drs.de/ (não sei qual é a aceitação perante a indústria, mas dizem que o pessoal dessa instituição é bem atencioso, educado e é mais barato do que fazer equivalência pela ZAB).

– A Diakonie (instituição evangélica) também oferece serviço de equivalência de diploma: http://www.diakonie-hamburg.de/web/visitenkarte/zaa/

A ZAB não faz equivalência de curso técnico. Para cursos relacionados à indústria e cursos técnicos tem a IHK que faz equivalência de diplomas também: http://www.ihk-fosa.de/ 

– Para quem fez licenciatura, olhar no site do Landesschulamt do Estado onde mora para fazer o reconhecimento/revalidação de diploma.  Procurar informações também no Kultusministerium = Bildungsministerium (Ministério da Educação na Alemanha). 

A ZAB não faz equivalência de pós-graduação lato sensu (ex.: cursos de especialização). http://www.kmk.org/zab/zeugnisbewertung-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html

  • Fazer equivalência pela ZAB ou verificar se a universidade e o curso são reconhecidos pelo ANABIN pode significar aumentar as suas chances de arranjar um emprego na Alemanha.

  • Verificar se o curso e a Universidade são reconhecidos pela ANABIN é pré-requisito para obtenção do VISTO para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) e para o Blue Card (visto de trabalho para a União Europeia).

PRÉ-REQUISITOS PARA PEDIR A EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA:

Está realmente tudo nesse link da ZAB: www.kmk.org/zab/zentralstelle-fuer-auslaendisches-bildungswesen/zeugnisbewertung-fuer-auslaendische-hochschulqualifikationen.html

Você tem que preencher um formulário, o qual vc terá que imprimir, preencher com suas informações, assinar e enviar junto com os outros documentos exigidos, de acordo com esse link https://www.kmk.org/zab/zentralstelle-fuer-auslaendisches-bildungswesen/zeugnisbewertung-fuer-auslaendische-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html:

 diploma de graduação (cópia autenticada em cartório)

– histórico escolar da graduação (cópia autenticada em cartório)

– certificado de conclusão do ensino médio (cópia simples)

– histórico escolar do ensino médio (cópia simples)

– cópia do passaporte (cópia simples)

– documento sobre mudança de nome, se tiver mudado (cópia simples)

– contrato de trabalho para tirar o visto Blue Card, se tiver (cópia simples)

NUNCA mandar nenhum documento original, sempre cópia.

Novamente escrevo aqui: Não precisa enviar nenhum documento traduzido pro alemão, pois a ZAB tem funcionário que entende português.

Mandar tudo por correio de acordo com esse link: https://www.kmk.org/kmk/information-in-english/statement-of-comparability-for-foreign-higher-education-qualifications/application-and-fees/application-form.html

– Digitar o número de IDENTIFICAÇÃO do seu processo (enviado por email) no formulário enviado pela ZAB para você por email.

– Preencher online, imprimir, assinar e mandar esse formulário por correio junto com os outros documentos.

— Em caso de JÁ TER CONTRATO DE TRABALHO, digitar Blue Card no campo “Purpose of Application” (motivo da inscrição) e enviar uma cópia do contrato junto com os outros documentos.

– Enviar para o endereço na Alemanha que está escrito no formulário.

Quando eles receberem o envelope, eles enviarão um email avisando que chegou e com o valor do processo. PAGAR e enviar o comprovante de pagamento por email. Daí eles começam a analisar o seu processo e teoricamente em 3 meses enviam seu certificado de equivalência.

(Para quem já tem contrato de emprego a equivalência sai em mais ou menos 1 mês)

Se você tem mais de um diploma, não enviar junto!!! Mas fazer tudo de novo para o outro diploma.

Avise se mudar seu email, pois o contato é feito por email.

É isso.

PARA SABER SE SUA UNIVERSIDADE JÁ É RECONHECIDA PELO BANCO DE DADOS ALEMÃO CHAMADO ANABIN:

http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/institutionen.html

PARA SABER SE SEU CURSO FOI RECONHECIDO E COMO ELE FOI RECONHECIDO:

http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/hochschulabschluesse.html

http://www.anerkennung-in-deutschland.de/tools/berater/en/berater/start

DEPOIS da análise do diploma para equivalência, VOCÊ É CONTACTADO POR EMAIL E RECEBE A CONTA (custa em torno de 100 a 200 euros para cada diploma – normalmente 200€ para bacharelado e 100€ para mestrado). Depois de pagar, eles mandam seu reconhecimento por correio.

DEMORA 3 meses teoricamente. Muitas vezes demora mais que isso, por isso entre em contato com eles por e-mail para cobrar e se orientar quanto a data que eles poderão entregar a equivalência do seu diploma. O meu demorou 5 meses. Para quem já tem contrato de trabalho assinado e está querendo reconhecimento, o ANABIN tem que liberar seu reconhecimento mais rápido!

Dei entrada na equivalência dia 25 de março.
Dia 24 de julho recebi um email da ZAB que até dia 29 de agosto receberia o documento em casa e que em alguns dias chegará a conta na minha casa por correio.

“Sehr geehrte Frau Carvalho,

hiermit möchten wir Ihnen mitteilen, dass Ihr Antrag auf Zeugnisbewertung bis spätestens zum 29.08.2014 von uns bearbeitet wird. Den Gebührenbescheid erhalten Sie in den nächsten Tagen per Post.

Mit freundlichen Grüßen

Ihre Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen (ZAB)

Sekretariat der Kultusministerkonferenz
Graurheindorfer Str. 157
D-53117 Bonn

Telefonische Sprechzeiten: montags, dienstags und donnerstags von 10.00 Uhr bis 12.00 Uhr unter der Rufnummer 0228/501664.”

Minha equivalência custou 200 euros e a recebi em casa no dia 6 de agosto de 2014. Meu diploma é equivalente a um diploma de Farmácia alemão. 😀 😀 😀 Êêêê!!! 🙂 PORÉM farmacêuticos estrangeiros só podem atuar em farmácia, hospital (atender o público) depois de fazer a revalidação de curso. PRA FICAR CLARO AQUI.

Também está escrito que posso entrar para mestrado, doutorado e trabalhar em qualquer empresa que aceite essa equivalência (Zeugnisbewertung).

Sobre reconhecimento do curso de Farmácia na Alemanha:

https://backpackingalone.wordpress.com/2015/04/20/reconhecimento-do-curso-de-farmacia-na-alemanha/

Outros posts que podem ser úteis para você:

Tirar o Blue Card – Visto para trabalhar na UE: https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/tirar-o-blue-card-visto-de-trabalho-para-a-ue/

Visto para procurar emprego na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/visto-para-procurar-emprego-na-alemanha-visum-zur-arbeitsplatzsuche/

Aconselhamentos sobre profissão na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/aconselhamento-sobre-profissao-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de licenciatura na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/reconhecimento-de-licenciatura-na-alemanha/

Sobre cursos com Exame Nacional: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/cursos-que-tem-exame-nacional-na-alemanha/

Sobre cursos universitários no Brasil que são técnicos na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/cursos-universitarios-no-brasil-que-sao-cursos-tecnicos-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Engenharia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/reconhecimento-de-diploma-de-engenharia-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Biologia na Alemanha: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

Sobre reconhecimento de Medicina na Alemanha: http://www.bda.de/projekte-themen/anerkennung-auslaendischer-abschluesse.html

Sobre curso de Direito na Alemanha: http://direitoalemao.com/2014/05/05/o-curso-de-direito-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Odontologia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/09/24/a-profissao-de-dentista-na-alemanha/

Sobre equivalência de diploma pelo ZAB (exemplo curso Farmácia): https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/

Reconhecimento de Farmácia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/04/20/reconhecimento-do-curso-de-farmacia-na-alemanha/

ACONSELHO: GRUPO NO FACEBOOK DE TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE BRASILEIROS DIPLOMADOS NO BRASIL QUE MORAM NA ALEMANHA: https://www.facebook.com/groups/140278119661460/?fref=ts

 

Área / atuação do farmacêutico: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/06/24/atuacao-do-farmaceutico-curso-de-farmacia/

Adendo:

Blogueiros brasileiros que tiraram visto de procura de trabalho ou visto de trabalho alemão ou Blue Card (trabalho na europa) ou já tinham permissão de trabalho (por cidadania ou casamento):

– Gabriele (engenheira de alimentos): http://www.viagemjovem.blogspot.com
– Lívia (engenheira ambiental com mestrado alemão em engenharia química): http://maodevaca-na-alemanha.blogspot.de/search/label/trabalho
– Martin (engenheiro civil): http://www.riesel.com.br/pessoal/reconhecimento-diploma-alemanha/
– Camilian (engenheira de produção): http://www.destinomunique.com.br/diploma-validar-alemanha/
– Marcelo (TI): https://www.youtube.com/channel/UC-u3vW7ga8a-z-SCsW314XQ
– Jade (arquiteta): https://www.youtube.com/user/SuperJadona
– Raquel, eu (farmacêutica): https://www.youtube.com/watch?v=ePb2yethw2U&list=PL_k4uoNZ_S43Ydw7t_w6JZgj51IRI5h0n
– Aline (enfermeira): https://www.youtube.com/watch?v=dGJ-g3PDVoA
– Ana (médica): https://www.youtube.com/watch?v=MpkWJ5SB7fk
– Lorena (dentista): https://backpackingalone.wordpress.com/2014/09/24/a-profissao-de-dentista-na-alemanha/
– Annie (bióloga): http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

– Teresa explica como olhar no site para saber como validar o diploma: https://www.youtube.com/watch?v=-YPW8l9fNho

Vlogueiras que fazem Ausbildung ou Duales Studium:

– Júlia (área administrativa faz Ausbildung na Alemanha): https://www.youtube.com/user/julinhaaamr/videos
– Rosa Marina (área da educação com crianças, mas estudou Ausbildung na Alemanha – Erzieherin): https://www.youtube.com/channel/UC2PcR0v-yeY446dU8e_xvqg

– Meu vídeo sobre bacharelado na Alemanha: https://www.youtube.com/watch?v=lEhY0I98F-A
– Vídeo sobre autorização para trabalhar na Alemanha: https://www.youtube.com/watch?v=NaIB98B8dp8

Artigos do blog sobre o assunto:
– A real de (tentar) trabalhar na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/25/a-real-de-tentar-trabalhar-na-alemanha/
– Como você responderia? Trabalho na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/26/como-voce-responderia-trabalho-na-alemanha/
– Depoimentos sobre desemprego e procura de emprego na Alemanha: http://maodevaca-na-alemanha.blogspot.de/search/label/desemprego